CURSO DE PINTURA

Aquarela, têmpera, óleo e acrílica

3h aula/ semanal

4 módulos

9 alunos/ turma

Certificado

Galeria dos Alunos

A Pintura e as suas Possibilidades Expressivas

O Curso de Pintura nos leva aprender a usar a observação para pensar o desenho como base fundamental de toda pintura.

Certamente, quando pensamos em pintura, lembramos do cavalete, das tintas, da tela. Entretanto, uma vez que nos aproximamos da tela começamos a compreender o universo dessa técnica, que nos leva a vivenciar as possibilidades expressivas e soluções que muitos pintores dos séculos passados lidavam: manchas, sobreposições, contrastes, a combinação e o estudo de cores etc.

Montamos esse curso com o propósito de tornar esta experiência possível, isto é, que você experimente as diferentes soluções estéticas de cada técnica e suas peculiaridades.

Em outras palavras, vivenciar aspectos como: a aquarela e o uso das aguadas e transparências; a têmpera e suas tintas opacas; a clássica tinta óleo, onde experimentamos o uso de veladuras, a construção por camadas de tintas e também o espatulado; a tinta acrílica e sua versatilidade, brilho das suas cores e secagem rápida.

Contudo, no final de cada obra realizada você irá perceber esse universo aonde podemos expressar nossas ideias, a forma como vemos e sentimos mundo.

CURSO DE PINTURA FIGURATIVA

Pintura Figurativa

Desenvolve-se as técnicas da pintura através da análise de estruturas e volumes dos objetos, da figura humana e da paisagem.

Abordamos também as diferenças teóricas e técnicas da pintura figurativa a pintura Abstrata.

CURSO DE PINTURA LIVRE

Pintura Livre

Trabalha-se com a formação plástica e visual, o processo criativo do aluno, priorizando o ensino individualizado e orienta a exploração de materiais, técnicas e suportes a partir da busca estética de cada um.

Obs.: Escolha quais técnicas se aprofundar na seção seguinte!

Módulos do Curso

4 MÓDULOS - TÉCNICAS E CONTEÚDOS

MÓDULO I - AQUARELA

Curso de Pintura - Aquarela

■ Modelagem com as cores
■ As manchas de cor
■ Transparência
■ As pinceladas aguadas
■ Os aspectos técnicos do papel
■ Pinceis, tintas e papeis
■ Preparação e montagem do papel
■ O uso da máscara líquida
■ Teoria da cor
■ Pinceis específicos para a pintura em aquarela

MÓDULO II - TÊMPERA

Curso de Pintura - Têmpera

■ Os planos de cores
■ Pincel seco
■ As manchas transparentes
■ Cores opacas e fortes
■ Aspectos técnicos da tinta
■ Os papeis para a pintura guache

MÓDULO III - ACRÍLICA

Curso de Pintura - Acrílica

■ As manchas acrílicas
■ Os suportes: tela, madeira, papel
■ A tinta acrílica
■ Preparação dos suportes
■ As manchas, empastes, aguadas
■ Veladuras

MÓDULO IV - ÓLEO

Curso de Pintura - Óleo

■ O esboço
■ Manchado a óleo
■ Veladuras
■ Os empastes
■ Aspecto técnico da tinta
■ A aguada à óleo
■ Monocromia e policromia
■ Mistura de cores na palheta ou na tela
■ Pinceis específicos para a pintura a óleo

ESCOLHA O HORÁRIO
IDEAL PARA VOCÊ

│ Terça-feira – 14 às 17h
│ Quarta-feira – 14 às 17h
│ Quarta-feira – 19 às 22h
│ Quinta-feira – 19 às 22h
│ Sexta-feira – 10 às 13h
│ Sábado – 14 às 17h

SE INTERESSOU PELO CURSO?

DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

Perguntas
Frequentes?

Nada. O mais importante é ter a curiosidade em entender o processo da pintura e afinidade no consumo de imagens, além de desejar aprender coisas novas!

Não! Aqui trabalhamos com uma metodologia que abrange desde o nível básico até o avançado.

Não, se pode optar por uma ou algumas delas.

É vantajoso ter conhecimento em desenho caso você tenha afinidade com pinturas figurativas. Caso contrário, se sua afinidade seja por pinturas abstratas ou de figuração estilizada não é necessário ter conhecimento em desenho.

De todas as técnicas e possibilidades de técnicas e resoluções, a mais interessante para iniciar seria a pintura em têmpera (guache). Ela tem características muito próximas ao óleo e a aquarela, e a maior facilidade é que sua dissolução é feita em água e sua pintura é feita em papel – o que facilita num primeiro contato com a pintura.

O curso é presencial! A pintura é uma das belas artes mais complexas, pois é nela que convergem todos os conhecimentos do desenho com o complemento das cores: as sensações, vibrações do quadro.

Portanto, é inviável ensinar as pinceladas e modelagem da cor sobre uma tela, por exemplo, no formato virtual. Para a própria qualidade de absorção do conteúdo pela aluna é imprescindível que ocorra num espaço onde o professor, o aluno e a tela estejam no mesmo ambiente.

A idade mínima é de 13 anos completos.

O custo dos materiais irá depender da modalidade de pintura que você escolher: óleo, acrílica, guache ou aquarela.

Outro aspecto é a marca e a qualidade técnica do material que o aluno quer usar.